sábado, 31 de agosto de 2013

Projeto Revitalizando a Cultura Popular: um convite a conhecer a nossa diversidade cultural



                                                                                      APRESENTAÇÃO
     O presente projeto nasceu da necessidade de envolver alunos da rede municipal de ensino em atividades diversificadas que viesse contribuir para formação de sua cidadania. O projeto trabalha atividades em consonância com a  realidade dos alunos e da comunidade valorizando   o saber e a cultura local.   

                                                    JUSTIFICATIVA
     Nos últimos anos pode observar que a cultura e os costumes de nossa cidade, vem caindo gradativamente. O eixo central da cultura e crendice de nosso povo encontra-se em decadência.
     Em razão disso, todos que fazem parte de educação progressiva, diferenciada e prazerosa, preocupados em manter viva sua história, uniram-se na perspectiva de elaboração desse projeto, com o objetivo de revitalizar os nossos padrões socioculturais. Portanto com esse projeto a equipe organizadora pretende dar ensejo ao resgate original de nossa cultura, proporcionando principalmente a valorização criativa do corpo discente que fará parte do conjunto de propostas inserida no projeto.          

A diretora Elcy faz a abertura oficial do projeto (   /  /2013)
Toda comunidade escolar ouve atentamente.





Execução do Hino Nacional



Ornamentação do local do evento. 

O professor Clodovil Mascarenhas apresenta os slides de todos o
eventos relacionados à cultura promovido pela escola.

Palestra com Durval Costa Cerqueira ex-secretário de cultura
(Licenciado em Arte pela UEFS)





Durval, Jandira (Coordenadora) e o profº Clodovil.

Jandira, Durval e Elcy.







quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Festa Junina

Arraial FMO 2013
 
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 
Comidas típicas 
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Tradições 
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas e o casamento da roça. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

O tradicional casamento da roça chega em grande estilo!!

A diretora Elcy faz a abertura dos festejos juninos do FMO.
Começa o casamento da roça. Eta lasqueira!!!!













A 8ª série promove um grande barracão de comidas típicas na tentativa
 de angariar fundos.


































Olha a quadrilha!





















O forró corre solto!!!



A rainha do milho.

A princesa do milho.

Sorteio dos balaios junino.








Os pais da princesa Núbia.

A mãe da princesa Evely.

O FMO é show!!!!






 Escola Municipal Senhor do BonFim

Quadrilha Mirim